sábado, 16 de julho de 2016

Biodiesel e o desmatamento. Continuando

Continuando nosso trabalho investigativo, encontramos mais dados que podem ou não desqualificar a hipótese de que o desmatamento da Amazônia esteja sendo incentivado pela demanda por óleo de soja para a produção do biodiesel.
Segundo dados do INPE divulgados pelo portal G1 houve sim uma redução da área desmatada na Amazônia legal no período entre 2004 a 2011. Porém o desmatamento continuou ocorrendo nas regiões norte do Mato Grosso, no estado do Pará e no caso de Rondônia, a área desmatada dobrou durante esse período. Regiões essas conhecidas pelas grandes fazendas produtoras de soja e gado de corte.



Concomitante à redução da taxa de crescimento do desmatamento ocorre uma pressão política vinda dos setores do agronegócio, que têm por objetivo afrouxar as leis de proteção ambiental com o objetivo de reduzir a área de proteção permanente em cada em cada propriedade. Segundo o portal Isto É Independente há um projeto de lei em tramitação que propõem reduzir a área de preservação permanente de 80% para 50% na região amazônica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário