terça-feira, 16 de agosto de 2016

O DIA QUE EU ME ENVENENEI COM GÁS CLORO.

O dia que eu me envenenei com gás cloro.
Meu pai costuma dizer que são os que sabem nadar que morrem afogados. Ele dizia isso pois quem não sabe nadar quase nunca entra na água.
Eu estava querendo fazer uma experiência para demonstrar para os meus alunos do ensino médio a reação de uma palha de aço com o gás cloro. Nessa reação os átomos de cloro arrancam elétrons do ferro formando cloreto férrico FeCl3.
2Fe(s) + Cl2(gás) → FeCl3(s)
Acontece que para realizar essa experiência é preciso uma capela de exaustão, afinal o cloro é um gás muito tóxico. Ele foi usado como arma química durante a Primeira Guerra Mundial. O gás cloro é um gás de cor verde, com cheiro irritante, igual ao cheiro da água sanitária. Ele é formado por dois átomos de cloro que formam uma ligação covalente muito fraca e esse é um dos motivos desse gás reagir com muitos materiais.
Um balão cheio de gás cloro

Nesta imagem vemos que tanto os cavalos quanto os cavaleiros precisaram usar máscaras 

Antes de realizar essa experiência, eu precisava me certificar de que ela funcionaria, e também de que ela não fosse perigosa se realizada ao ar livre. Como não tenho capela disponível eu teria que levar os alunos para um local aberto e também manter os alunos a uma distância segura. Então eu peguei ácido clorídrico diluído e adicionei a um vidro com solução de hipoclorito de sódio. O hipoclorito de sódio da água sanitária recebe o hidrogênio do ácido clorídrico formando ácido hipocloroso e cloreto de sódio. Por esse motivo que não devemos misturar água sanitária com ácido muriático.
NaClO(aq) + HCl(aq) → NaCl(aq) + HClO(aq)
O ácido hipocloso é um ácido fraco, por causa disso, apenas uma parte dele perde hidrogênio para a água.
HClO(aq) + H2O(liquido) → H3O+(aq) + ClO-(aq)
O restante do ácido hipocloroso oxida o íon hipoclorito à Cl2
HClO(aq) + ClO-(aq) →H2O + Cl2(gás)
Mas por que esse gás é tão tóxico?
O elemento químico cloro está no grupo 17 da tabela periódica, o grupo dos halogênios. Ele é bastante eletronegativo e tem sete elétrons na ultima camada, então ele reage com muitos outros elementos, roubando elétrons e completando oito elétrons na última camada formando o íon cloreto, Cl- que é muito estável e pouco reativo.
Quando o gás cloro entra em contado com a água dos pulmões ele arranca elétrons da águam formando ácido clorídrico e ácido hipocloroso.
Cl2 + H2O →HClO + HCl
Esses ácidos baixam o pH dos pulmões e do sangue, fazendo com que fique mais difícil de oxigenar o sangue, além de que isso também corroe os as vias respiratórias. Outro problema é que o gás cloro reage com as proteínas das células destruindo elas e produzindo compostos cancerígenos.
E o que isso tem a ver com nadar?
Bom se eu não conhecesse química nunca teria inalado gás cloro em quantidade suficiente para ficar tossindo uma tarde inteira, e se eu tivesse desmaiado perto do recipiente, eu teria inalado gás em quantidade suficiente para morrer.

Bem, agora dá pra se chegar à conclusão de que não se pode fazer esse tipo de experimento sem uma capela ou sem máscaras de gás.
Existem muitos produtos de limpeza que não podem ser misturados pois produzem gases perigosos. Bem aqui nesse link tem uma LISTA DOS PERIGOS DE SE MISTURAR PRODUTOS DE LIMPEZA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário