quarta-feira, 29 de junho de 2016

ALGUMAS CONFUSÕES DAS SOLUÇÕES.

SOLUÇÕES E DISPERSÕES.
Imagine uma situação. Você vai ao mercado comprar água sanitária e se depara com a marca X que custa R$5 reais um litro, e a marca Y que custa R$ 4 um litro.  O princípio ativo da água sanitária é o hipoclorito de sódio. Na marca X a concentração desse sal é 2,5% e na marca Y a concentração é 2%. Qual deles é mais vantajoso ser comprado?
Agora você vai comprar refrigerante, e na informação nutricional diz que para cada 200 mL desse refrigerante têm 21 g de carboidrato (açúcar) para cada 200 mL. Quanto açúcar você terá consumido depois de beber 2 L desse refrigerante?
Esses dois pepinos eu vou deixar pra vocês descascarem.
Vamos primeiro entender o que é solução? Solução é por definição uma mistura homogênea, onde as partículas dissolvidas têm um tamanho menor do que 1 nanômetro, isto é, 1 metro dividido por  1 bilhão. Tanto as soluções quanto os coloides e as suspensões são chamadas de dispersões. Elas são formadas por um dispergente, o material que mantem dispersas as partículas que estão misturadas nela. Já o disperso é o material que está misturado ao dispergente. Exemplos.
Dispersão
Dispergente
Disperso
Água salgada
Água
Sal
Nuvem
Ar
Gotículas de água
Leite de magnésia
Água
Hidróxido de magnésio.

As soluções são formadas por um solvente, que é a substância que dissolve, e um soluto, que é a substância é dissolvida. O soro fisiológico, por exemplo, tem uma concentração de 0,9% de NaCl. Então quem é o solvente e quem é o soluto? O solvente é nesse caso a água, e o soluto é o NaCl. Eu não vou ficar me demorando aqui para explicar como se calculam as concentrações das soluções. Os vídeos, acredito que fazem isso melhor.
Mas vamos aqui tentar resolver outras confusões que ocorrem a respeito das soluções.
1ª. Uma garrafa de 2 L de refrigerante de cola têm uma concentração de  1 g/L de ácido fosfórico. Se eu dividir essa garrafa em 8 copos de 200 mL, qual será a concentração do ácido em cada copo?
A concentração será a mesma. Por quê? Por que quando pegamos um volume de uma solução e dividímos ele em vários recipientes, estamos colocando em cada recipiente a mesma proporção entre soluto e solução, concentração será mesma da concentração existente na embalagem original.
2ª. Joãozinho colocou em uma panela, um litro de água e uma colher de sal, ele provou a água e colocou a panela no fogo até restar apenas 0,5 L de água dentro dessa panela. Se Joãozinho provar a água, ela estará mais salgada, igual ou menos salgada do que antes de evaporar?
Ela estará mais salgada, ou seja, a concentração de sal nessa água estará maior do que no início. Por que isso acontece? De novo, a concentração é a razão da quantidade de soluto, pela quantidade de solução. Quando a água da panela evaporou, a quantidade de sal permaneceu a mesma, restando a mesma quantidade de sal para uma menor quantidade de água.
3ª Imagine que nosso herói da questão acima pegou essa mesma panela e colocou mais 1,5 L de água dentro. Agora a água estará mais salgada ou menos do que no início?

 Ela estará menos salgada. Por quê? Por que quando ele colocou mais 1,5 L de água na panela o volume passou a ser 2 L, porém a quantidade de sal não aumentou, continuou a mesma da situação inicial. Isso quer dizer que existe muito mais água para a mesma quantidade de sal, então a solução ficou menos concentrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário