Algumas pessoas realmente detestam tomar banho, as vezes o teu bichinho de estimação também
reage violentamente quando obrigado a isso. Na tabela periódica existe uma família que também fica muito brava quando obrigada a tomar banho. Essa família é a família 1A ou grupo dos metais alcalinos. Eles têm por característica o maior raio atômico de cada período, e apenas um elétron na última camada, e por isso eles perdem esse elétron com muita facilidade para o oxigênio do ar, ou
para a água. Isso faz com que eles devam ser conservados imersos em querosene ou outro hidrocarboneto para não reagirem. O grande raio atômico também faz com que eles sejam moles e leves, além de terem um baixo ponto de fusão.
O nome alcalino vem do árabe álcali, que significa cinza de árvores. As cinzas de árvores ao serem misturadas com a água apresentam boas concentrações de hidróxido de potássio KOH, mesma
substância formada ao reagir potássio metálico com água.
O elementos da família do Cascão, digo, família do lítio, são muito importantes. O Lítio por ser muito leve e ter um potencial padrão muito negativo, -3,05V ,é usado nas baterias de equipamentos eletrônicos. O sódio e o potássio são nutrientes muito importantes para o bom funcionamento dos organismos vivos, além de uma grande aplicação industrial.
As equações das reações envolvendo um metal alcalino e água são genericamente descritas assim 2M + 2H2O → 2MOH + H2. H2 é o gás hidrogênio que é inflamável.
Ao reagir um metal alcalinocom o oxigênio do ar a reação é 2M + O2 → M2O.
O frâncio Fr é um metal radioativo que decai em 22 minutos. Portanto ele não é encontrado na natureza. É produzido nas usinas nucleares ou durante explosões atômicas.
Agora veja no vídeo o que acontece quando colocamos um pedaço de cada um desses metais na água. O vídeo está em inglês, mas dá pra entender quando ele diz o nome de cada elemento químico. Ordem lítio, sódio, potássio, rubídio e césio. Por quê? Por que além de aumentar a eletropositividade nessa ordem, ao descer no grupo, a densidade aumenta, fazendo com que o metal afunde e toda a sua área entre em contado com a água.
Atkins,
P. Jones, L. Princípios de Química Questionando a vida moderna e o meio
ambiente. Porto Alegre: Bookman 2001.
Referências :
Nenhum comentário:
Postar um comentário